1 de julho de 2022

A lógica da numeração dos calçados


(Sapatos típicos do Séc. XVI de Veneza, serviam para não sujar os

vestidos e proteger do chão)


História dos Calçados:


Desde os tempos primórdios os calçados são utilizados como forma de proteger os pés, fazendo parte da vestimenta masculina a mais de três mil anos (Conforme os dados do Serviço de Respostas Técnicas (SBRT). Na época, todos eram feitos sob medida (em torno do século XIII) e somente quem tinha alta importância na sociedade tinha a oportunidade de calçar um par do mesmo, transformando isso em um símbolo de status.



Mas afinal, qual a lógica das numerações de nossos calçados? Através dessa dúvida fomos buscar algumas informações técnicas e claras para responder todas nossas perguntas, e óbvio que seria através da matemática. 



Entendendo Melhor: 


Voltando algum tempo na história, podemos ver que os primeiros a utilizarem o tamanho do calce foram os Europeus, que mediam com base nos grãos de cevada, ou seja, colocavam os mesmos alinhados, ao longo do comprimento do calçado e seria este número que seria utilizado, por exemplo: 33 unidades de cevada, equivale ao número 33, mas estamos falando dos meados do século XVI. Já anos mais tarde, por volta de 1800, foi adotado outro método, a unidade de medida em pontos (utilizada nos dias de hoje).  


Aqui em nosso país, no Brasil, utilizamos a escala Francesa, onde cada ponto mede entre 2 e 3 centímetros, dessa forma, se partindo do calcanhar (ponto 0) e a cada 0,66 centímetros se conta 1 ponto (finalizando na ponta
do dedão). A diferença observada no calce brasileiro com os demais é a largura dos pés, que são maiores, portanto, ao invés de partirmos do ponto 0 (calcanhar), iniciamos do ponto -2. Por esse motivo, um calçado tamanho 36 no Brasil tem tamanho 38 na Europa.



Escalas de medidas de Calce:


Já no século XX, algo recente, que os países mais desenvolvidos determinam de fato qual seria seu método de medida do calce, que além do Ponto Francês temos:


Ponto Inglês: Foi criado na Inglaterra, com medidas proporcionais a de 1 polegada, que equivale a 25,4 milímetros. Assim, 1 ponto inglês equivale ao valor da fração de 1/3 de polegada, ou melhor dizendo 8,46 milímetros. 


Ponto Americano: Neste caso, obtemos o resultado a partir de uma simples equação de comprimento equivalente ao número + medida do suplemento, conforme o formato do bico (conforme o SBRT, o formato do bico faz diferença, os modelos de bico fino tem comprimento maior que necessita ser adicionado meio ponto em sua grade, enquanto os redondos e com frentes abertas, são mais curtos.)  E tudo isso precisa ser calculado tendo como base se o produto é feminino, masculino ou infantil (pois há diferenças no cálculo, conforme a linha). 


Meio Ponto: Embora nós seguimos a escala francesa (com algumas adaptações), o mercado brasileiro enfrenta um grande desafio para atender a grande diversidade de biotipos dos consumidores. Como não há alternativas diferenciadas na numeração de sapatos nacionais, uma boa dica é adotar o uso de produtos específicos para este ajuste, como palmilhas de meio número, que é ideal para pessoas com problemas de meia numeração. Exemplo: Se o 38 aperta e o 39 fica folgado, coloque uma palmilha número 39 em um sapato 39 também. Assim, ele será ajustado para 38 e 1/2.


OBSERVAÇÃO:

Em países, como Itália e México, existem outros sistemas métricos, que levam diferentes fatores em consideração. Por isso, quando se faz compras no Exterior (especialmente em lojas online), é importante verificar qual escala se utiliza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário